terça-feira, 29 de julho de 2014

Álcool, drogas e acidente de trânsito: essa relação precisa acabar!

Quem consome álcool ou drogas não prejudica apenas a si mesmo, como pode ferir ou até matar pessoas inocentes, especialmente no trânsito. 

Dirigir é uma grande responsabilidade e requer muita atenção do motorista. Quando o condutor consome álcool ou algum tipo de substância psicoativa, como a maconha ou cocaína, toda a percepção psicomotora, tão necessária para dirigir, é afetada. 

O corpo do motorista perde a coordenação motora, tem dificuldade para manter a concentração, além da possibilidade, em alguns tipos
de drogas, do condutor ter alucinações e maior sensibilidade à luz, devido às pupilas ficarem dilatadas.

O resultado de misturar drogas, lícitas ou ilícitas, com o volante é alarmante: de acordo com dados do IBGE, no Brasil, cerca de 40 mil pessoas por ano morrem em acidentes de trânsito. Embora nem todos os acidentes tenham relação com o uso de drogas, um levantamento, desta vez do Ministério da Saúde, revela que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros de hospitais públicos brasileiros ingeriu bebida alcoólica. 

Já outros estudos mostram que o consumo de drogas, associado ou não ao álcool, pode estar relacionado com 40% a 70% das fatalidades no trânsito.

São acidentes evitáveis que fazem inúmeras vítimas, fatais ou não, todos os anos. Destas, muitas precisam fazer cirurgias de emergência ou necessitam de cuidados especiais para que a vida seja salva. Com isso, muitas vítimas de acidentes de trânsito precisam receber transfusão de sangue, sendo essencial para obter
uma segunda chance de viver.

Como você já sabe, as transfusões de sangue são possíveis somente porque há voluntários que doam sangue em hemocentros espalhados por todo o Brasil. São pessoas que têm como instinto salvar e colaborar por vidas. 

Se você não faz parte deste grupo, que tal começar ainda hoje? Os bancos de sangue precisam de doações o ano inteiro e você pode colaborar algumas vezes ao ano.

Para isso, basta ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e possuir uma boa saúde. Com uma doação de sangue, você ajuda até quatro vidas. Não deixe de colaborar, procure um hemocentro mais próximo de você e doe sangue!

Fonte: Viva

Visite nosso site: www.valesereno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário